O Canteiro de Obras Modelo 2017 teve mais de 800m2 de exposição e mais de 50 marcas parceiras. Durante os 5 dias de feira, atendemos mais de 5 mil visitantes.

Sustentabilidade tem sido, cada vez mais, a palavra de ordem na construção civil. Reduzir os impactos ambientais das construções é algo que envolve todas as fases de projeto, execução e operação. Contudo, um dos pontos mais críticos é o canteiro de obras e, por isso, a Nova Gestão, em parceria com a Reed Exhibitions Alcantara Machado, disponibilizou um verdadeiro canteiro de obras sustentável durante os cinco dias da Feicon Batimat 2017, que aconteceu, no São Paulo Expo (SP), juntamente com a feira Expo Arquitetura Susntentável.

O projeto, batizado como Canteiro de Obras Modelo, foi projetado em uma área com mais de 800 m² e agregou mais de 100 soluções sustentáveis para demonstração, sendo que muitas delas estavam em funcionamento.

Projeto multidisciplinar
A primeira intenção do Canteiro de Obras Modelo foi mostrar para os profissionais do mercado de construção civil como deve ser feito o planejamento e a execução de medidas sustentáveis. Para isso, é importante entender que um canteiro de obras contempla diversas frentes de trabalho, tais como economia de materiais, segurança e conforto dos trabalhadores, respeito ao entorno, separação de materiais e reciclagem, entre outras.

Entre as soluções que estiveram presentes, estavam:

  • Lava-rodas para veículos;
  • Painéis fotovoltaicos;
  • Controle de poeira;
  • Uso de madeira certificada;
  • Proteção de bocas-de-lobo;
  • Bacias de contenção de vazamento;
  • Medição de ruídos;
  • Lava-botas;
  • Proteção de taludes;
  • Usina de moagem para reciclagem de entulho.

Adicionalmente, por ser um projeto modelo, o Canteiro do Futuro aplicou todas as estruturas necessárias para o trabalho, sempre com foco na sustentabilidade. O projeto foi construído com isolação de áreas (seja para proteção interna ou do entorno, seja para algum tipo de serviço específico), proteção de árvores, áreas separadas para armazenamento de materiais perigosos e áreas para armazenamento de resíduos, entre outras áreas.

Toda a estrutura para o trabalho também esteve presente, como refeitórios, áreas para contêineres de terceirizados, área de lazer, almoxarifado, guarita de segurança, lavanderia, cozinha, vestiários, etc. Ao longo dos mais de 800 m², todos os equipamentos e produtos necessários para o trabalho correto com tais soluções estiveram presentes.



Vista geral do Canteiro de Obras Modelo

Etapa de fundação do Canteiro Modelo

Visitações guiadas por nossos consultores